Com o aproximar da primeira prova do calendário de competições desportivas em que a AK-Agueda é participante, que irá decorrer no próximo dia 12 de Novembro, os treinos seguem a bom ritmo.

Os atletas da AK-Agueda, estejam ou não inseridos no calendário competitivo, dão o melhor de si com vista à sua evolução pessoal na arte do karate, trabalhando flexibilidade, memória muscular, técnica e concentração, elementos que irão ajudar tanto dentro como fora do tatami.

A AK-Agueda teve o prazer de lecionar os primeiros treinos da temporada dos dojos de Águeda e Aguada de Cima, nos dias 5 e 6 de Setembro, respetivamente.

Ambos os treinos decorreram com a participação de estudantes dos géneros masculino e feminino com idades compreendidas entre os ~6 os os ~68 anos, e graduações desde 10º kyu (cinto Branco) até 2º Dan (cinto Preto), mostrando uma diversidade desejável dos praticantes, permitindo que uns e outros aprendam uns com os outros os valores do karate, da arte marcial e das experiências de vida de cada um.

A família AK-Agueda dá as boas vindas a todos, e deseja uma excelente época desportiva a todos os praticantes.

OSS

Após algum tempo em que o dojo de Aguada de Cima ficou situado em S. Martinho, durante as obras de recuperação do edifício da antiga Escola Primária de Aguada de Cima, vamos voltar a “casa”.
A nova época, que irá começar já no dia 5 de Setembro, terá o primeiro treino do dojo de Aguada logo no dia 6, e já nas novas instalações.

O edifício fica localizado por trás da Junta de Freguesia de Aguada de Cima, nas imediações da Igreja.

A seleção nacional SKI-Portugal regressou da Holanda com 16 pódios conquistados, nomeadamente 4 medalhas de ouro, 8 medalhas de prata e 4 medalhas de bronze.
Estes resultados individuais deram lugar à 5ª posição no ranking de países participantes, ao todo 21 delegações.

Parabéns a todos pelo excelente trabalho e pela incansável dedicação na representação da nossa bandeira.
Os nossos atletas provaram mais uma vez que o Karate português é um dos melhores da Europa.

OSS

Chegados ontem a Den Bosch, a comitiva nacional já treinou hoje no pavilhão Maaspoort Sports Hall onde irá decorrer o torneio.

O primeiro dos 2 dias de treino de ambientação mostrou nos Países Baixos a garra da seleção nacional que procura neste evento defender os títulos conquistados na anterior campanha em 2019, bem como trazer novos títulos nos diversos escalões.

 

Enquanto isso, decorrem os últimos preparativos da organização para que tudo esteja pronto para os 3 dias de torneio.

A AK-Agueda fez-se representar na seleção nacional de Karate Shotokan SKIP com dois atletas, que irão competir no campeonato da Europa, nos Países Baixos, entre 29 e 31 de Julho.

Os atletas aguedenses Viviana Matos (Girls 16-17) e António Marques (Men Masters 60-64) irão competir no campeonato que reúne alguns dos melhores karatecas de 25 países.

A comitiva nacional pretende renovar os títulos conquistados nas edições anteriores, e conta para isso com os nossos atletas, que estão prontos e desejosos de trazer para casa a vitória por que se vão debater já na próxima sexta feira.

 

A seleção já está nos Países Baixos, onde ficará alojada no hotel Van Der Valk durante os próximos dias, que incluem os últimos treinos de preparação para as provas que decorrerão de sexta a domingo.

Os nossos atletas partem com a motivação de quem quer vencer, e de quem está preparado para deixar tudo no tatami por essa conquista.

Viviana Matos
Viviana Matos
António Marques
António Marques

 

Seleção Nacional Karate Shotokan SKIP
Seleção Nacional Karate Shotokan SKIP
Seleção nacional após mais um treino de preparação
Seleção nacional após mais um treino de preparação

 

A AK-Agueda foi convidada a organizar a 3ª e última jornada da Liga Soshinkai 2021-2022,  que teve lugar em Águeda no passado dia 14 de Maio de 2022, no pavilhão gimnodesportivo da LAAC, em Aguada de Cima.

O evento, que contou com cerca de 200 atletas e árbitros de todo o país, serviu também para assinalar os 50 anos da introdução da modalidade em Águeda pela então Associação Soshinkai de Águeda, antecessora da AK-Agueda.

Além da organização, a AK-Agueda marcou presença com 3 árbitros (Alexandre Almeida, António Marques e Jorge Rodrigues) e 7 atletas com excelentes resultados:

  • Juniores Femininos:
    • Viviana Matos
      • Kata: 2º lugar
      • Kumite: 3º lugar
  • Juniores Masculinos:
    • Tiago Picado
      • Kata: 3º lugar
      • Kumite: 3º lugar
  • Seniores Masculinos:
    • Bernardo Laborinha
      • Kata: 3º lugar
    • Leandro Marques
      • Kata: 3º lugar
      • Kumite: 3º lugar
  • Veteranos Mistos:
    • António Marques
      • Kata: 3º lugar
    • Carlos Silva
      • Kata: 2º lugar
    • Nuno Picado
      • Kata: 1º lugar

 

Por se tratar da final, aos resultados seguiu-se o somatório das pontuações das 3 jornadas, com a presença no pódio os veteranos Carlos Silva (3º lugar) e Nuno Picado (2º lugar).

 

A AK-Agueda agradece a todos aqueles que de alguma forma participaram no evento, contribuindo para o sucesso que foi a campanha, assim como o apoio dado pela Câmara Municipal de Águeda e a Junta de Freguesia de Aguada de Cima que contribuiram para a organização.

 

A AK Águeda – Associação Karate de Águeda, organizou, no dia 29 de junho, o V Torneio AK – Águeda que decorreu na Escola Secundária Marques Castilho. O torneio que está inserido no Plano oficial de Competições da Shotokan Karate International – Portugal (SKI-P), reuniu este ano 3 dezenas de atletas de várias associações de karate da região (Águeda, Aguada de Cima, Vagos e Ílhavo), teve como principal objetivo preparar os atletas mais novos para o ambiente da competição.

A AK-Águeda agradece o total apoio concedido pela Escola Secundária Marques Castilho para a realização deste evento que prestigia o karate regional e o dojo da Associação. O torneio marcou o encerramento da época desportiva 2018/2019, iniciando-se a nova época a 2 de setembro. Os interessados poderão entrar em contato com a associação, através do endereço akapagueda@gmail.com.

   

 

A AK Águeda – Associação Karate de Águeda participou no último fim-de-semana no Torneio Nacional de Karate, em Fafe, organizado pela Shotokan Karate International – Portugal (SKI-P).

A Associação participou com a equipa de 8 atletas de diversos escalões, apurada nos últimos regionais (Pedro Almeida, Tiago Picado, Viviana Matos, Leandro Marques, Ricardo Espinhal, Salomé Espinhal, Sara Morais e António Marques), 4 árbitros (Jorge Rodrigues, António Marques, Carla Marques e Alexandre Almeida) e o monitor Carlos Silva, todos praticantes dos dojos de Águeda e de Aguada de Cima.

Neste torneio verificaram-se provas de alto nível, com a participação de diversos atletas convocados para o próximo Campeonato Mundial de Karate SKIF, na República Checa. Os atletas da Associação mostraram-se à altura do desfio, tendo sido apurados para diversas finais durante o torneio, sem, no entanto, terem conseguido superar a forte concorrência e obter um dos lugares do pódio.