A AK-Águeda – Associação Karate de Águeda, é uma associação desportiva sem fins lucrativos, com sede em Aguada de Cima que iniciou a sua atividade em 26 de maio de 2014, fundada por um grupo de pessoas que partilham o gosto pela prática de atividades ligadas às artes marciais.
 
Esta Associação nasceu da necessidade sentida, pelos seus associados, de formalizar uma situação que desde há 40 anos vinha sendo vivida na prática do Karate, sob o nome de Academia Soshinkai de Águeda, criada em Outubro de 1971, mas nunca formalmente oficializada como organização independente e de direito próprio. Nessa altura, um grupo de miúdos, por iniciativa de Eugénio Marques, criou a escola que, ao longo destes 52 anos, vem mantendo a prática ininterrupta do karate em Águeda. A Associação é afiliada da Shotokan Karate International Portugal (SKI-P) que por sua vez faz a ponte com a SKIF no Japão (Shotokan Karate-do International Federation), o seu presidente em exercício, Mestre Shigeru Sawada, atualmente 8º Dan, após o falecimento em 2019 do seu fundador Hirokazu Kanazawa (10º Dan e a maior referência de Karate Shotokan do mundo) e o seu instrutor chefe Kancho Nobuaki Kanazawa, 8º Dan. A AK-Águeda também está filiada na Federação Nacional de Karate-Portugal.
 
A AK – Águeda desenvolve a sua atividade de ensino e promoção do Karate Shotokan para todos os escalões etários, em Águeda, na Escola C+S Fernando Caldeira (segundas e quartas feiras, às 19:00 h) e em Aguada de Cima, no pavilhão da antiga escola primária, junto ao Centro de Saúde por trás da Igreja (terças e quintas feiras, às 19:30 h). O seu instrutor e responsável técnico, Jorge Rodrigues com a graduação de 4º Dan, possui as habilitações técnicas para o ensino da prática do Karate, certificadas pelo IPDJ, sendo coadjuvado por António Marques (2º Dan).
 
A Direção
Jorge Rodrigues
António Marques